Doença de Cachorro – Parvovirose ou Enterite Canina Parvoviral



  

A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e contagiosas para cães domésticos. O seu primeiro caso foi constatado em 1978 nos Estados Unidos. Ataca principalmente os cães mais jovens, pois são os que possuem menos imunidade. Causada por um vírus que se combina com outros levando o organismo a passar por infecções. Classificada como zoonose, acomete homens e animais, mas aos primeiros não é de tanta gravidade. 

A doença se estabelece principalmente no aparelho digestivo e o animal se torna sonolento e sem apetite e pode apresentar vômitos, tosse e conjuntivite. Além do estômago, se inflamam também os intestinos, fígado e outros órgãos. Com a evolução da doença, os intestinos inflamam-se fortemente e também o coração é atingido, principalmente quando o cão é jovem, causando morte repentina devido à rápida evolução do quadro.





Para a prevenção existe vacina específica. Pode ser aplicada em fêmeas gestantes, mesmo que as mesmas já tenham tomado uma dose, pois isso virá a aumentar sua imunidade e passar através da placenta imunidade aos filhotes. Esta imunidade também será passada através do leite materno após o nascimento da cria. A primeira dose da vacina pode ser ministrada após o desmame entre 45 e 60 dias de vida. As re-vacinações são anuais.

Quando detectada a doença, o animal deve ser isolado de outros animais. O veterinário indica o tratamento e uma desinfetação do ambiente onde vive o animal também é aconselhável, devido à resistência do vírus.



5 comentários em “Doença de Cachorro – Parvovirose ou Enterite Canina Parvoviral

  • ola…eu tenho um labrador e ele é muito safado gosta de da uma fugida ,na ultima saida dele volto muito mau não ta comendo direito muita cocera nos olhos ta magro ta fazendo coco com sangue ta com tique na perna trazeira e ta comesando umas feridinha nas perna…oq pode ser???

  • Miinha cachorrinha Suzy de 11 anos, cocker spaniel, atualmente com provavelmente 7kg , em consequencia da mal alimentação devido a sua infecção intestinal ..
    primeiramente ela aparesentou falta de apetite repentinamente, levamos ao primeiro veterinário e ele diagnosticou problema renal ou figado e receitou a medicação (sepurin/metenamina cloreto de metilinínio) tratamos durante 3 dias, mas as fezes continuaram escuras da cor do remedio ..
    procuramos uma segunda opnião de um outro veterináro. Esse aparentemente mais entendido do assunto pediu a internação e alguns exames; depois de algum periodo internada foi diagnosticada com enterite, foi medicada com , durante 9 dias ela fez um hemograma , 5 injeções (flotril 2,5%) , 5 injeções (borgal) , 4 ampolas (glicose 50%) , 5 injeções(plasil) , 7 soros medicamentosos , 3 ceftriax 500mg.
    apesar de todo o processo efetuado pelo veterinário..houve uma melhora da infecção, mas ela não voltou a comer, continua fracaaa , e tudo o que tentamos dar para alimenta-la ela vomita . ele acabou dando alta e ela esta em casa , hoje estamos dando entre chá , aveeia tudo na seringa ja que ela nãão tem forças nem vontade de comer, devido a fraqueza ela deixooou de andar completamente , continua com uma respiração forte e aparentemente com dores, e continuamos com alguns medicamentos ( BACTRIN SUSP. DE 12 EM 12 HS POR 5 DIAS E GLICOPAN PET 3ML A CADA 12 HORAS E PLASIL 20 GOTAS A CADA 12 HS )

    PRECISO DE AJUDA :'(

  • ola meu cachoro ta com parorvovirose o que fasso ja fas cinco dias ele ta no sorro mas o vomito nao para,ocntinuo com tratamento ou dou uma engesao nele para .parar o sofrimento dele

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *