Primeiros Socorros – Ataque ou Convulsão



  

Da mesma forma que humanos, os animais estão sujeitos a ataques e convulsões. As principais causas são: intoxicações, infecções, infestações, doenças genéticas, acidentes, ou simplesmente uma questão idiopática. 

Embora de aspecto repugnante, uma convulsão em si não é motivo de emergência, mas pode causar emergências, quando, por exemplo, o animal se ferir em uma queda ou mesmo mordendo a própria língua. A hemorragia pode ser séria.





A melhor providência é a de se colocar um pedaço de madeira, como um cabo de vassoura, na boca do animal, entre os dentes incisivos superiores e inferiores, e evitar que estes fiquem próximos a barrancos, degraus, desníveis, puxando-os pelo rabo a um local seguro.

Jamais introduza a mão na boca de um animal em convulsão, quer seja ele da espécie canina ou humana. No ato da convulsão, não existe consciência, ele não o reconhecerá, e poderá inclusive amputar-lhe o dedo. O mesmo pode se dar a animais sedados.

Depois destas providências, deixe o animal em paz. Quanto maior o silêncio e a quietude, melhor.



5 comentários em “Primeiros Socorros – Ataque ou Convulsão

  • Estou desesperada pois tenho uma BASSET a mia, após crias ela está sem comer, dando convulsões e anda como se estivesse andando nas nuvens, tenho 4 DOG´S e no momento não posso leva-la ao veteriñário o que FAÇO????? pelo amor DE DEUS ME AJUDE.

  • Aline,provavelmente essas crises são de origem genética,vc deve procurar ajuda com um profissional para q ela tome um medicamento,geralmente o gardenal,e terá q tomar sempre…mto carinho e n deixar ela se estressar.Em faculdades geralmente atendem sem cobrar nada.Procure ajuda,e boa sorte,bj

  • Meu dog de apenas 2 meses está vômitando frequentemente de 8 em 8 hs mais ou menos ja levei ele no veterinario, deram indicações porem melhorou mas depois de 2 dias ele continuou com a mesma rotina, o q devo fazer? #

  • Eu tambem tenho um achorro do qual vomitava frequentemente, depois começou com diarreia. Levei ate o veterinario, foi detectado a cinomose. Esses são os primeiros sintomas dessa doença. Hoje estamos em tratamento com ela. Indico que voce procure seu veterinario e questione essa doença, pois quanto mais cedo for tratado, mais chances de salvar a vida do bichinho tem. Boa sorte.

  • · Editar

    Meu cachorro está tendo convulsões levei ele hoje no veterinario e ela passou gadernal. Já está tomando, gostaria de saber se existe cura para a eplepisia canina, pois estou muito preocupada.

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *