O Câncer é uma doença que pode ser mortal. Trata-se da proliferação desordenada de células causando danos ao funcionamento dos órgãos. O local mais comum que a doença atinge é o pulmão. Geralmente aparece em animais mais velhos e determinadas raças são mais acometidas que outras.
Nem todo o tumor detectado no animal é câncer, porém os benignos devem ser retirados para não virem a se tornar malignos. Uma vez que detectada a doença, pode ocorrer metástase, ou seja, uma célula do tecido ou órgão doente se instala e multiplica em outros órgãos através da corrente sangüínea.
Os sinais do câncer variam com o tipo de tumor, mas o mais comum é a perda repentina de peso. Não há como prevenir e o diagnóstico é feito através da retirada e análise da massa tumoral, o que chamamos de biópsia. Também pode-se fazer exames de raio X, ultra-sonografia e exames de sangue.
No caso de ser detectado nas fases iniciais, o câncer no animal pode ser tratado e o tumor retirado cirurgicamente antes de ocorrer a metástase. O tratamento depende do tipo de tumor e do estágio da sua evolução. Pode ser tratado com medicamentos ou cirurgia. Em alguns casos se usa radioterapia ou quimioterapia.
Deixe um comentário