A Raiva ou Hidrofobia é uma doença infecciosa provocada por um vírus que se localiza principalmente no sistema nervoso central, provocando uma encefalite fatal. Atinge cães, gatos e outros animais, como macaco, rato e morcego. Pode ser transmitida ao homem por mordedura ou lambedura.
O animal infectado a partir da mordida de outro animal raivoso pode desenvolver a doença em 10 dias ou até 8 meses depois. O período de incubação é em média de 21 a 60 dias. A Raiva se manifesta de duas formas diferentes, a furiosa e a paralítica e podem ser detectadas por alguns sinais:
Furiosa: causa inquietude, nervosismo e tendência a atacar. Tendência a morder, modificações no latido, e dificuldade para engolir. O quadro se agrava com o estado do animal sempre alerta, passando a ter contrações musculares involuntárias, crises convulsivas, paralisia, coma e morte.
Paralítica: ausência de inquietude, nervosismo e tendência a atacar. O cão afasta-se de todos, oculta-se e logo aparecem piores sinais, como a paralisia da parte posterior do corpo e a morte em 3 ou 4 dias.
Os cães também podem vir a falecer desta doença sem nem mesmo aparecerem os sinais.
Não existe tratamento específico contra a Raiva quando a doença é detectada. Existe sim a vacina anti-rábica, que deve ser ministrada nos animais anualmente para que esta doença fatal seja evitada.
Deixe um comentário