A Raiva ou Hidrofobia é uma doença infecciosa provocada por um vírus que se localiza principalmente no sistema nervoso central, provocando uma encefalite fatal. Atinge cães, gatos e outros animais, como macaco, rato e morcego. Pode ser transmitida ao homem por mordedura ou lambedura.
O animal infectado a partir da mordida de outro animal raivoso pode desenvolver a doença em 10 dias ou até 8 meses depois. O período de incubação é em média de 21 a 60 dias. A Raiva se manifesta de duas formas diferentes, a furiosa e a paralítica e podem ser detectadas por alguns sinais:
Furiosa: causa inquietude, nervosismo e tendência a atacar. Tendência a morder, modificações no latido, e dificuldade para engolir. O quadro se agrava com o estado do animal sempre alerta, passando a ter contrações musculares involuntárias, crises convulsivas, paralisia, coma e morte.
Paralítica: ausência de inquietude, nervosismo e tendência a atacar. O cão afasta-se de todos, oculta-se e logo aparecem piores sinais, como a paralisia da parte posterior do corpo e a morte em 3 ou 4 dias.
Os cães também podem vir a falecer desta doença sem nem mesmo aparecerem os sinais.
Não existe tratamento específico contra a Raiva quando a doença é detectada. Existe sim a vacina anti-rábica, que deve ser ministrada nos animais anualmente para que esta doença fatal seja evitada.
Assim como os humanos, cães e gatos também sofrem com os efeitos nocivos dos raios solares. Se ficarem muito tempo… Leia Mais
Conheça o produto preferido do público para eliminar parasitas e garantir a saúde dos cachorros. Quem tem um cachorro em… Leia Mais
Saiba o que diz a lei sobre o transporte de animais soltos dentro de carros. No último domingo (dia 05/06/2022),… Leia Mais
Saiba aqui como escolher e qual é o melhor alimento para o seu pet. Entre as diversas dúvidas que existem… Leia Mais
Saiba aqui quais são as raças de cachorro que soltam mais gases. Você já esteve próximo ao seu querido pet,… Leia Mais
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies