O melhor amigo do homem teve sua origem à pelo menos 15 mil anos e considera-se o primeiro animal a ser domesticado. Existe uma imensa variedade de raças de cães, desde os de grande porte até os menores, mas sem dúvida, todos com a mesma história e origem.
Eles fazem parte da família dos Canídeos, que são semelhantes as raposas e lobos. Mas a diversificação das raças mostra que são descendentes de Canídeos selvagens, mais especificamente dos lobos. Estes, no processo evolutivo, se ‘auto-domesticaram’, ou seja, quando os homens começaram a viver em aldeias ou comunidades, os lobos aproveitaram a oportunidade para poder adquirir comida facilmente, como os restos que eram sobravam do homem. Já os mais ‘medrosos’ começavam a se afastar cada vez mais. Separando a espécie em dois nichos.
Esta que ficou convivendo com o homem foi adaptando-se de acordo com as necessidades e conduzido ao processo da seleção natural (ou a ‘lei do mais forte’) para a sua sobrevivência. Onde seus cruzamentos originariam a variedade imensa de raças de cães que hoje existe.
Deixe um comentário