Facilmente contraída, a verminose se mostra um verdadeiro vilão para seus pet, sua ação sigilosa aliado a sua ausência de sintomas nos primeiros períodos de infecção dificultam seu tratamento preventivo. Essa doença possui diversos veículos de contaminação, desde alimentação com restos de carnes cruas e…

Trata-se de um problema comum entre cães e se for bem cuidado, não há maiores problemas. A maior causa são parasitas externos, como pulgas e piolhos. Outra causa é a má alimentação. Alguns cães apresentam manchas na linha superior do pescoço, na garupa e nos…

Os cães mais velhos, mesmo que bem tratados, podem padecer deste mal. Se, porém, um cão jovem desenvolver esta dolorosa moléstia, a causa geralmente está num canil molhado ou no fato de o animal ter dormido sobre o chão frio. O cão fica dormente e…

Os cães de raça são mais suscetíveis aos problemas de pele que os cães SRD. As causas nem sempre são muito claras, existem, no entanto, duas causas muito comuns, que podem ocorrer isoladas ou em dependência uma da outra. A primeira é de fundo alérgico…

A Catarata é a doença do olho, que vem a afetar o cristalino causando sua opacidade e modificando sua estrutura. Pode ser classificado segundo sua localização, a época do aparecimento e o grau de evolução. Para que seja detectada devemos notar em nosso animal mudanças…

A artrose é uma doença crônica, degenerativa e que afeta as articulações das patas traseiras e da coluna vertebral do animal. Dependendo da gravidade, poderá ocorrer redução da mobilidade. A causa real da doença é desconhecida. Caracteriza-se pela degeneração da cartilagem articular e pode ser…

O Câncer é uma doença que pode ser mortal. Trata-se da proliferação desordenada de células causando danos ao funcionamento dos órgãos. O local mais comum que a doença atinge é o pulmão. Geralmente aparece em animais mais velhos e determinadas raças são mais acometidas que…

A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e contagiosas para cães domésticos. O seu primeiro caso foi constatado em 1978 nos Estados Unidos. Ataca principalmente os cães mais jovens, pois são os que possuem menos imunidade. Causada por um vírus que se combina com…

A Obesidade, ou seja, o peso excessivo, assim como no homem, no animal também encurta a vida ou cria condições para o estabelecimento de várias moléstias, além de diminuir o potencial reprodutor de qualquer macho ou fêmea. Na maioria dos casos, os animais não fazem…

Os sintomas da Gastrite são vômitos freqüentes, sede excessiva e diarréia. No caso de existirem estes sintomas, procure manter seu animal quieto e aquecido. Ofereça-lhe pequenos cubos de gelo para lamber, mas não lhe dê água para beber. Caso o veterinário aconselhe, é interessante oferecer-lhe…

Trata-se de um efeito colateral que se segue ao aparecimento de várias moléstias viróticas, como: Cinomose, Hepatite ou Lasptospirose. O cão desenvolve um “tique nervoso”, que por vezes em uma das pernas, no maxilar ou na cabeça. Qualquer sintoma nervoso deste tipo é sério, já…

São comuns os problemas de rins entre os cães. Os sintomas são urina escassa, tentativas freqüentes de urinar sem sucesso e incontinência. A temperatura do cão pode subir, seu dorso arquear e ele fica parecendo sempre estar muito infeliz. Por vezes pode ocorrer de sair…

A Raiva ou Hidrofobia é uma doença infecciosa provocada por um vírus que se localiza principalmente no sistema nervoso central, provocando uma encefalite fatal. Atinge cães, gatos e outros animais, como macaco, rato e morcego. Pode ser transmitida ao homem por mordedura ou lambedura. O…

Esta doença também é conhecida como bicheira e sua transmissão é através de larvas e moscas que se instalam em lesões de pele ou oculares e causam a destruição gradativa do tecido podendo aumentar a lesão e produzir odor desagradável. Atinge animais domésticos e pode…

Esta é uma doença que vem causando grande polêmica em nosso país. A mesma atinge cães, não tem cura e é transmissível, o que está fazendo com que nossos governantes sejam a favor do extermínio dos animais considerados positivos.Diversas campanhas estão se instalando pelo Brasil…

Existem diversos tipos de sarna, alguns menos freqüentes, mas são dois os mais comuns: Sarna Sarcóptica é produzida pelo ácaro do gênero sarcoptis, que escava partes da pele. As lesões iniciam nos membros, depois pelo corpo e por último atingem a cabeça. É transmissível a…

Vermes em animais são comuns e também muito fáceis de tratar. Tanto em filhotes quanto em animais adultos ministra-se medicamentos vermífugo com doses indicadas para cada idade e peso. Caso haja infestação de vermes o caso complica, mas não é irreversível. Há danos como perda…

Pode ser chamada também de verme do coração e é mais comum do que se imagina. A transmissão é através do mosquito. A doença atinge cães e gatos, mas estes últimos em bem menor escala, seu organismo é mais resistente. Os sinais em cães são…

Convulsões são atividades anormais do cérebro, desencadeadas por um grupo de neurônios com descargas elétricas alteradas. São classificadas de acordo com sua apresentação e podem ser leves ou generalizadas. Causam perda ou alteração de consciência e movimentos ou alterações musculares envolvendo o corpo todo ou…

A presença de muco nos olhos pode ser sinal de uma das moléstias caninas altamente infecciosas, e o paciente deve ser isolado, tornando-se imediatamente a sua temperatura. Se estiver normal, isto pode significar que o cão saiu num vento forte ou deixaram-no viajar com a…

Pode causar crises de bronquite uma simples deitadinha no molhado ou a umidade no canil ou na cama do animal. Também causa, a mudança brusca de um local aquecido à um muito frio. O animal precisa de tratamento veterinário, mas a providência que pode ser…

A Anemia é um conjunto de sintomas caracterizados pela diminuição da porcentagem de hemoglobina na circulação sangüínea. Manifesta-se sob a forma de palidez das mucosas orais e genitais e às vezes a urina passa a ter coloração diferente. São vários os tipos de Anemia, como…



CONTINUE NAVEGANDO: