Categoria: Primeiros Socorros
Primeiros Socorros – Parto
Na grande maioria dos casos, o proprietário é o maior problema que um animal tem para realizar seu parto. As fêmeas precisam de um ambiente calmo, seguro e confortável para tal. A duração normal para um parto é de cerca de 12 horas de pródromos (preparação) e mais umas duas horas por filhote. Ao nascer…
Primeiros Socorros – Ataque ou Convulsão
Da mesma forma que humanos, os animais estão sujeitos a ataques e convulsões. As principais causas são: intoxicações, infecções, infestações, doenças genéticas, acidentes, ou simplesmente uma questão idiopática. Embora de aspecto repugnante, uma convulsão em si não é motivo de emergência, mas pode causar emergências, quando, por exemplo, o animal se ferir em uma queda…
Primeiros Socorros – Queimaduras (calor, frio, ácido, etc.)
Queimaduras podem ser por temperatura (calor ou frio), ou por agentes químicos como um ácido, soda cáustica ou similares. – Para queimaduras por frio, nada como um bom “escalda pé”, ou seja, manter a região imersa em uma água morna, ou tão quente quanto seu dedo mínimo possa suportar. – Para queimaduras por calor, nada…
Primeiros Socorros – animal que parou de respirar
Verifique se o animal está engasgado com um corpo estranho (veja engasgo). Se o animal não estiver respirando, coloque-o em uma superfície firme com o lado esquerdo para cima. Cheque o batimento cardíaco colocando seu ouvido no peito do animal. Para localizar o ponto certo , dobre gentilmente a pata dianteira até que o “cotovelo”…
Primeiros Socorros – Corte ou Mordida com Hemorragia
Um corte pode não ser muito profundo mas sangrar bastante, principalmente se atingir uma artéria. Nestes casos o sangramento será muito mais perigoso do que o corte em si e devemos tratar de roprie-lo. Aqui o repouso é sempre indicado. – Comprimir o ferimento e mantê-lo assim pode ser uma boa opção, A compressão tampa…
Primeiros Socorros – Ferimentos causados por Mordida
Aproxime-se do animal calmamente para evitar uma mordida. Coloque uma mordaça (qualquer ser vivo, quando em dor extrema, morderá qualquer pessoa se o toque desta lhe causar mais dor ou medo) mas cuidado para não apertar demais e dificultar a respiração do animal. Limpe os ferimentos com muita água limpa. Cubra os ferimentos grandes e…